quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Jacó, uma história que me fascina

Como todo homem, Jacó comete erros e acertos, na verdade, mais erros que acertos. Desde o ventre trava batalhas e chega a segurar no calcanhar de seu irmão Esaú, recebendo a promessa que reinaria sobre o mesmo. Rebeca ouve de Deus tudo isso e a ela é explicado que em seu ventre existiam duas nações. Sendo assim, Jacó nasce obsecado pela primogenitura, reconhece a benção e dependência de Deus, algo que seu irmão barganha por um prato de lentilhas. se me permitem, os historiadores da Grécia antiga, neste momento começa a "Odisseia" de Jacó. Jacó engana, honra,desonra e foge. Faz alianças, é traído e perseguido, empobrece e enriquece. porém depois de tantas andanças, Jacó olha pra dentro de seu ser e sente falta de algo, pois um homem que carrega consigo, o peso de uma promessa, não consegue passar um só dia em paz até que não se cumpra o que fora dito a seu respeito. No dia deste estopim, Jacó atravessa o Vau de Jaboque, e põe-se a lutar com Deus, a famosa "teofania". Naquela luta Jacó expõe quem realmente ele é, não foge e persiste até o fim reconhecendo sua necessidade de ser abençoado, desta vez sem barganhas,sem enganos e sem fuga. Reconhece que sem a benção do Senhor, não poderia continuar, aparecendo assim aquela perstência que já havia nele desde o ventre de Rebeca.
Deus no entanto o abençoa, dá a ele posse de uma nova identidade, algo que buscara ao longo de sua vida. Porém algo acontece diferente a Jacó, a partir deste dia ele passa a mancar. Entendo que esta seja a marca de quem persevera com Deus, a marca de quem anda de lado, mas por dentro vai curado. entendo que esta marca, fez com que Jacó a cada passo de lado que deu, lembrou-se que a vitória não foi por parte dele, mas porque Deus o abençoou e que este passo torto demontra o tamanho da nossa insuficiência e dependência dia te do poderio e soberania de nosso Deus.
Como Jacó, quero mancar, mas ter em meu coração a certeza que como frágil que sou, mesmo mancando, prosseguirei até onde Ele deixar, pois tudo é dele , por ele e através dele.

Na Paz de Cristo

Nenhum comentário:

Postar um comentário